sexta-feira, 22 de julho de 2016

SOBRE LEITURA E DRAMÁTICA NA SALA DE AULA

“Nas tramas da literatura infantil: olhares sobre personagens “diferentes” escrito por Rosa Maria Hessel Silveira.

 Neste texto, sugerido na interdisciplina de Literatura Infantil,  a autora apresenta dez livros literários com seus respectivos conteúdos que mostram coisas cotidianas que vivemos nas escolas e muitas vezes não sabemos como agir e ajudar nossos alunos.

Achei que o texto vem de encontro com uma das máximas pós-construtivistas que embasada na psicanálise nos mostra que a aprendizagem não é apenas lógica, como também é dramática. A literatura infantil pode ser uma excelente forma de tocar nas dramática que encontramos em nossas salas de aula.

Encontrar nas obras literárias a possibilidade de ajudar  alunos a se verem espelhados nas personagens  é uma forma lúdica e sensível de tocar em coisas que podem ser doloridas para eles. Mais que isto é um aporte fantástico para nós professores.

É possível identificar nos livros analisados o que a autora chama  de “gênese das diferenças” que nada mais é que uma breve explicação dada aos  leitores de que aquele personagem é diferente, pois nasceu assim. Em alguns livros junto com a explicação de que o personagem nasceu assim é possível encontrar uma explicação da deficiência do personagem. Estes livros também ajudam a própria família a entender e aceitar as deficiências.


    A leitura desse texto foi produtiva,  pois me fez refletir acerca da literatura na sala de aula não exclusivamente como deleite mas como terapêutica e que auxilie no tocante as dramáticas dos alunos em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário